Panistas de bar

Atapoã Feliz

Todo cinéfilo sabe que o mais famoso pianista de bar não tocava piano. Em Casablanca, Sam (Arthur “Dowley” Wilson) era o pianista do bar do Rick (Humphrey Bogart). Na verdade o piano era apenas uma carcaça com teclas. Enfim, uma caixa vazia. A voz e o som do piano vinham do verdadeiro pianista e compositor Elliot Carpenter localizado atrás da câmera. Nas filmagens, Elliot ficava num lugar onde Wilson podia ver e imitar seus movimentos de mãos.  “Dowley” era excelente ator e foi muito convincente no seu papel.

Assim também é a vida. Os verdadeiros pianistas de bar são heróis anônimos. Estão ali para atender aos pedidos de frequentadores assíduos ou não, que às vezes nem sequer ouvem aquilo que haviam solicitado. Não raro, pacientemente e solícitos, os pianistas procuram dar atenção àqueles fregueses que querem contar o seu infortúnio enquanto pedem as intermináveis “saideiras”. E quando querem ouvir alguma música que não sabem o nome e então procuram cantá-la?  É um horror! Com voz arrastada tentam, sem nenhum sucesso, fazê-la emergir do repertório do profissional.

Aliás, dizem que num bar havia um pianista com um macaco que percorria as mesas depois de cada número para recolher as gorjetas. Certa vez, enquanto o pianista tocava, o macaquinho saltou para cima do balcão e sentou no copo de um freguês. Este, irritado, foi ao pianista e vociferou:- Sabe que seu macaco enfiou a bolsa escrotal dentro do meu martini? Depois de haver esticado o ouvido, o pianista respondeu sem parar de tocar: – Não, mas se você cantarolar um pedacinho talvez eu me lembre! (Pano rápido).

A pequena trilha musical, composta exclusivamente para o blog, foi feita com o auxílio do Teclado Tyros5 da Yamaha. Estilo Jazz.

As imagens são do Google.

2 ideias sobre “Panistas de bar

    1. Atapoã da Costa Feliz Autor do post

      Eu já sabia que você iria gostar, visto que é um dos estilos que domina muito bem, como compositor e músico que é.
      Abração

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>